quarta-feira, 31 de julho de 2013

Transportes

As Filipinas possuem uma excelente rede de transportes, a bom preço, certamente subsidiado pois os moradores das cidades do interior (províncias) precisam se deslocar para trabalhar nas capitais e principais cidades. Gasolina e diesel barato e a grande oferta certamente determinam os excelentes preços. No entanto as viagens se tornam longas, pois os onibus serpenteiam pelas cidades ao longo da estrada tornando uma viagem curta, cerca de 200 Km em 6 horas de viagem.

Avião

Passagens aéreas são muito baratas nas filipinas, as frotas são novas e há grande disponibilidade de voos locais.

Por Mar

Viagens pelo Mar são perigosas. Alto risco de ataques de piratas malaios e chineses.
Navios de cruzeiro são mais garantidos.


Ferry Boats

Não possuem nenhum tipo de seguro e raramente passam por inspeção.

Trens

Viagens de trem são possíveis apenas em Luzon.

Expressways

São estradas novas e com poucos pontos de pedágio. Algumas linhas intermunicipais trafegam por estas estradas, onde não são permitidas motos e triciclos.

Estradas

Não possuem acostamento e as casas são muito próximas à via. Motos, jeepneys e até carroças podem trafegar livremente.

Transito

Caótico!

Green sign means go
Yellow sign means run
Red sign means go anyway!


Ônibus Inter Municipais

Os ônibus inter municipais são confortáveis, possuem internet e ar condicionado e respeitam o horário.


Ônibus Inter Bairros

Montados sobre chassis de caminhões, sacolejam, são muito apertados, é difícil para alguem de nossa estatura ocupar apenas uma cadeira. Voam baixo nas ruas principais.. é como uma aventura...


MRT/LRT

Excelente meio de transporte urbano, porém, programe-se para não utilizá-los nos horários de pico. As filas são gigantescas.



Taxis

O taxi é bastante barato nas filipinas.Escolha os mais novos e sempre que possível escolha os pontos oficiais no shoppings e super mercados. Exija o taxímetro.

Jeepneys

É muito interessante o jeepney. É como uma sala de estar. O pagamento passa de mão em mão até o motorista. São um pouco baixos para nossa estatura, aprenda a dobrar os joelhos e caminhar agachado.

 


Trikes

São o transporte para pequenos percursos, como por exemplo, na ligação das ruas principais e o interior dos bairros.


Pedicab

São triciclos movidos a pedal.


Rail Carts

São bastante utilizados, os tróleis. Percorrem as linhas no intervalo da passagem dos trens.




Multi Cab

Também muito utilizado em áreas rurais.



Habal Habal

É impressionante o peso que estas motos são capazes de suportar.



Aluguel de Carros

Não recomendo. A frota é antiga, mesmo que você utilize um serviço tradicional como AVIS ou Hertz. E ainda, as modalidades de seguro são diferentes o que pode causar dores de cabeça em caso de algum dano ao veículo. É mais conveniente o táxi, mesmo que para curtas viagens.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Conclusão

Todos os meses escrevo ao meu superior solicitando transferência, mas ainda tenho alguns anos de serviço aqui na asia.


Bem, também tenho alegrias aqui. Nem tudo é ruim.

Estas são parte das minhas experiências aqui nas filipinas com exceção dos scams, porém, sua experiência pode ser totalmente diferente da minha!

Os filipinos fazem piada com tudo! Veja essas charges! e ainda estas!

O que acontece é que esta total voracidade por dinheiro, o seu dinheiro, acaba por te impedir a fazer algo com eles ou por eles, por prazer, por carinho ou qualquer outro sentimento construtivo, positivo.

Scams

Scam pode ser perfeitamente traduzido para o português como: Conto do Vigário.
 
Esta é, de longe, a situação mais provável de ocorrer com um estrangeiro na Ásia. Você terá que lidar com isso imediatamente ao sair do avião e ao deixar o país. Elas vêm nas mais diferentes formas: mentiras, conluios, tramoias, ciladas, fraudes, extorsões e ardis.
 
Enganar é parte da cultura asiática, mesmo entre eles.
 
Estabelecer confiança e então tirar proveito.
 
Exemplos:
  • Este é um golpe bastante comum nas Filipinas:
Você está em um bar, boate ou até mesmo em um dos maiores shoppings da cidade. Uma mulher bem vestida, atraente e aparentando bom nível cultural se apresenta e você a convida para um café, ou almoço ou um drink. Em dado momento ela te conta sobre como seu marido a abandonou e ela está muito triste e com problemas. Na sequência ela se mostra interessada por você e sabe de um hotel nas proximidades que é barato e discreto. Então você aceita, vai para este hotel e aluga um quarto por uma hora. As coisas estão começando a esquentar e o quarto é invadido por um homem furioso acompanhado de um policial e funcionários do hotel.
Acontece que esse cara furioso é o marido dela. Filipinos são excelentes atores. Você será chantageado. O adultério é um crime punível nas Filipinas, cerca de dois até seis anos em uma prisão filipina, se você estiver na casa deles.
Os acordos normalmente giram em torno de PHP50.000 (U$1.000).
Pague e deixe o país imediatamente, ou eles continuarão a te chantagear.
  • Outra variação é o golpe da menor idade:
A mulher vai com você para um hotel, afirma que tem 19 ou 20 anos. Apresenta documentos na recepção, e é admitida. O quarto é invadido pela policia. Você foi denunciado. Não adianta explicações. Ela tinha 16 ou 17 na verdade, todo o conluio está armado. A recepção afirmará que você se apresentou como parente dela, que ela ficaria lá e você iria embora etc., mas você permaneceu gerando desconfiança por parte da administração do hotel.
  • Outra variação do golpe da menor idade:
Sua amiga/namorada vem te visitar acompanhada de uma menor de idade/criança. Despache na porta e não permite que ela entre. Diversas variáveis podem ocorrer: você vai tomar banho para sair com elas, a criança invade o banheiro nua e entra no chuveiro. Sua amiga vem busca-la e uma discreta foto é tirada com o celular (as Filipinas estão sempre com o celular na mão), a criança está sempre sentada no seu colo e deita na cama junto com vocês enquanto assistem televisão.
Ela tem 14 ou 16 anos e começa a provar roupas, fotos discretas em que aparecem apenas você e ela são tiradas.
  • O Golpe da Certidão de Nascimento 

Você conhece uma mulher jovem, cerca de 20 ou 23 anos, e tem uma relação mais durável com ela, ou seja, tem vários encontros. Ela se mostra interessada em você, na sua vida... etc. Ela está te sondando para saber de suas posses. De repente ela começa a te ameaçar, explica  que os parentes dela querem te conhecer etc... e pronto. Ela te diz que na verdade tem 17 anos e alguns meses de idade e que você poderá ter problemas caso pense em encerrar a relação, etc... Ora, vocês saíram juntos, foram a nightclubs, motéis, cinema, viajaram juntos inclusive de avião, se hospedaram em Resorts e ela sempre apresentou documentação de check-in sem nenhum problema. É claro que ela não é menor de idade. É muito fácil conseguir duplo registro nas Filipinas. Em um atendimento de alguns minutos em um balcão é possível alterar oficialmente sobrenome, filiação, e até idade. Muitas mulheres Filipinas possuem dupla identidade, em alguns casos até mais. Pesquise no Google sobre o assunto. É muito fácil também conseguir todo tipo de documentação inteiramente falsa.

  • Outro golpe comum é o Golpe da Barriga.
Dispensa explicações, pois também ocorre aqui em suas mais diversas variações.
  • O golpe do estupro
Você leva uma mulher para um hotel ou para sua casa, não importa se ela é uma free-lancer ou uma profissional que você conheceu em um bar. Tudo acontece normalmente e ela vai embora. Alguns minutos ela retorna acompanhada e afirma que não foi consentido. Que foi um estupro.
Sexo anal é crime nas Filipinas e é um recurso muito usado pelas mulheres para alegar estupro.
  • O esquema Pajem:
É realmente uma questão cultural legítima aqui nas Filipinas, faz parte da Corte, do namoro, independente da idade da mulher. Meninas "boas", mais conservadoras,  só sairão com você se você aceitar a presença de algum familiar, um acompanhante. É perfeitamente comum para elas trazer uma irmã, tia, irmão ou amiga em seus primeiros encontros. Em seguida possivelmente virá toda a família.
A realidade é que ela é ou tem um namorado ou marido que é seu cúmplice na enganação de estrangeiros.
 
Ela apresenta o namorado ou marido como seu irmão ou primo e insiste em que, porque ela é uma 'boa menina', ele terá que acompanha-los em seus passeios. Isto pode ficar muito bom para o namorado / marido quando ele começa a desfrutar de bons restaurantes, filmes, passeios pelas ilhas, mergulho, etc. como acompanhante. Ela vai dormir em um quarto com ele e você, sozinho.
  • Este aconteceu comigo:
Como sou bem informado, consegui escapar deste golpe bastante comum na Tailândia.
O metro está lotado e você está em um canto. Uma mulher então começa a se aproximar de você e o espaço vai diminuindo e ela vai aos poucos colando todo o corpo em você, seja de frente ou de costas. Um homem que está próximo começa a falar bastante alto como que chamando a atenção de todos no vagão, ao mesmo tempo olha para sua parte íntima como que verificando se você está tendo uma ereção. Outros homens que estão próximos começam a ter a mesma atitude.
Na Tailândia ter uma ereção com uma mulher casada é considerado adultério, são diferenças culturais difíceis para a nossa compreensão, porem é a realidade deles.
Como já sabia onde poderia chegar a situação, desci na próxima estação e pude ainda observar a expressão frustrada do conluio que se formara ao meu redor.
Esta mesma mulher por duas vezes tentou se aproximar de mim no comercio perto do apartamento que eu estava, o que me obrigou a mudar de cidade. Passei uns dias em uma província, pois pela aparência dos homens que a acompanhavam no metro, era gente bastante perigosa e sua frustração poderia conduzir alguma ação violenta.
  • Gang do Ativam / A Família Decente
Eles procuram contatar turistas em locais de maior nível cultural. Museus, shoppings, hotéis caros, etc.
 
Normalmente você é abordado por uma criança, uma bela menina falando em inglês. É normal as crianças falarem com os turistas. Eu evito ao máximo este contato. Normalmente respondo sorrindo, olho em volta procurando os responsáveis pela criança, sorrio para eles e continuo sem olhar para traz.
 
Eles se comportam bem e rapidamente procuram estabelecer confiança. Agem como excelentes anfitriões e imediatamente surgem convites para visitar algum ponto turístico, ou uma reunião na casa de amigos ou na própria casa deles. Ok, após tanta educação e insistência e a atenção das mulheres você decide aceitar algum convite. Pronto! Você será drogado e abandonado em algum lugar. O Ativam é um fortíssimo hipnótico e eles te farão contar todas as suas senhas, contas bancárias, cartões e poderão inclusive visitar seu apartamento e roubar algo de valor que você tenha lá, com o conluio dos funcionários do hotel.
  • Trocando Dinheiro
O doleiro conta as notas dobradas. Algumas são contadas duas vezes.
Desdobre as notas e conte cada nota separadamente sem sair do caixa.
Nunca troque altas somas. Você pode receber dinheiro falso.
Nunca aceite indicações ou ajuda. Faça isso sempre sozinho.
  • Outros golpes bastante comuns são, por exemplo:
- Você compra uma scooter e estaciona em algum lugar. Ao retornar um policial está ao lado da moto, espera você dar a partida e afirma que sua moto está soltando muita fumaça e você deve pagar uma multa por isso. Você acelera a moto e mostra ao policial que sua moto está normal, recém vistoriada e dentro dos padrões. O policial então começa a acelerar a moto ao máximo, esganiçando o motor e então solta bastante fumaça. Ele vai fazer isso até bater a maquina e você não poderá fazer nada. É melhor dar a ele PHP500,00 ou PHP1,000 e ir embora.
 
- Falsos policiais - Você é acusado de um crime que não cometeu e é exigido suborno. Não procure delegacias ou autoridades internacionais. Isso pode te custar a vida.
 
- Motoristas de Taxi
 
- Compre um GPS - Não peça informações a ninguém, você pode ser conduzido a uma cilada. Não use atalhos. Em Manila, a principal avenida se chama EDSA. Sempre exija que o taxista siga a linha do trem ou você poderá cruzar uma favela, o que para ele é normal, porém para você é perigosíssimo.
Não aceite recomendações de taxistas quanto a restaurantes, bares, mulheres, etc. Tenha seu roteiro previamente verificado pela internet, por exemplo, e se mantenha nele.
Ao entrar no taxi observe o numero de registro no display colocado no teto do carro, simule uma ligação avisando a seu amigo que estará chegando logo em taxi cor x (existem brancos, amarelos e azuis) cujo número é xxxx. Isso vai desencorajar o taxista a fazer algo contra você.
Sempre use o cinto de segurança. Se o taxi for parado você e o motorista serão multados e você terá que pagar a multa do motorista.
 
- Joias Falsas
 
Eles podem te levar a uma loja especialista em imitações. Este golpe é mais comum no sul onde existe uma perigosa máfia de venda de ouro. Barras ocas, etc. O maior problema é que se você se recusar a ser enganado, eles decidem tomar à força.
 
- Golpe da Foto
 
Mulheres se apresentam em pontos turísticos no momento  em que você se prepara para tirar uma foto. Elas cobrarão pela foto.
Um grupo se apresenta para ser fotografado, tiram fotos com você usando suas próprias câmeras até que no momento que você entrega sua câmera a alguém do grupo, sua câmera desaparece.
 
- Compras não solicitadas
 
Alguém se aproxima e te entrega uma mercadoria, como um CD por exemplo, você recusa mas o CD está nas suas mãos, você comprou mas se recusa a pagar. Seus cúmplices estão por perto e uma confusão pode se formar.
  • Não recomendo frequentar Go Go Bars, bordéis, e áreas específicas de prostituição.
São locais perigosos.

  • Camgirls / Sites de Relacionamento
 
Nunca envie dinheiro para alguém que você conheceu online.

Lembre-se! Sem dinheiro envolvido não há conto do vigário.
 
Existem centenas de variáveis nesta modalidade de conto do vigário.
 
- Ela te pede para enviar dinheiro para que ela possa comprar uma webcam para um bate-papo de vídeo online com você. A vítima envia o dinheiro para comprar uma webcam, ela nunca mais responde a suas mensagens. Melhor assim.
 
- Após alguns encontros virtuais ela pede dinheiro para alugar uma sala privativa em um cybercafé para encontrar com você, ela nunca mais responde a suas mensagens. Melhor assim.
 
- Ela encontra com você na sala privada do cybercafé. Você faz um cam to cam e ela filma tudo. Ao final ela afirma que é menor de idade e você acaba de cometer pedofilia virtual. Ela prova que gravou tudo e você passa a sofrer extorsão para não ser denunciado.
 
- Ela te envia um link para um site de bate-papo adulto afirmando que o serviço é gratuito e um cartão de crédito é necessário para verificação de idade. Várias semanas depois sua fatura de cartão de crédito esta repleta de cobranças de serviços de chat para adultos.
 
- Mensalidades Escolares - A escola publica nas Filipinas custa PHP500,00 por semestre e universidades por volta de PHP15,000 por semestre.
 
- Laptops/Tablets/Celulares - Serão vendidos na caixa lacrada nas casas de penhor. Afinal, não custou o dinheiro delas.
 
- Comida, aluguel, despesas - Neste esquema ela te pede para enviar dinheiro para comida, aluguel, acesso à Internet ou outras despesas. Tipicamente, isto será seguido por um pedido de uma outra pequena quantidade de dinheiro logo após o envio do valor inicial.
 
- Despesas de viagem e visto - Ela quer visita-lo, mas não tem dinheiro suficiente para pagar passagem aérea e despesas de viagem. Ela, então, sugere que você empreste dinheiro para compra da passagem. Em seguida ela vai dizer precisar de dinheiro adicional para passaporte, taxas de visto, transporte até o aeroporto e despesas diversas. Ela também vai explicar que precisa ter uma certa quantia de dinheiro em sua conta bancária para provar para o oficial da imigração que têm fundos suficientes para permanência. Algumas chegarão a mostrar cópias falsas de passagens aéreas, vistos ou outros documentos para fazer os planos de viagem parecerem autênticos. A vítima espera no aeroporto pacientemente com um buquê de flores para o amor de sua vida. Somente quando todos os passageiros já desembarcaram ele percebe que foi enganado.
 
- Urgência Médica - Um familiar sofre um trágico acidente ou emergência médica e vai morrer ou sofrer graves consequências, a menos que você envie dinheiro para as despesas médicas. Cenários típicos incluem os acidentes de trânsito, hemorragias cerebrais, ataques cardíacos, operações renais etc. Esse golpe joga com as emoções da vítima e pode ser difícil de resistir. Em conluio com médicos e enfermeiras ela pode inclusive te enviar fotos da mãe internada, ou dela mesma em um leito de hospital.

Mulheres

As mulheres filipinas (pinays) são bonitas e muito sensuais. Porém, quanto a relacionar-se com elas, é assunto muito complicado e repleto de nuances.
No primeiro encontro ela já vai te considerar como namorado...

Em resumo, esta é mais uma propaganda contra Pinays como as encontradas em milhares de sites?

Certamente que não! Conheço vários casais felizes em seus casamentos, notadamente norte-americanos e pinays. Como sabemos nossa cultura não se encontra muito com a cultura asiática. São pouquíssimos os casamentos entre brasileiros e orientais mesmo entre as colonias estabelecidas há cem anos em são paulo, diferente das culturas europeias perfeitamente integradas em nosso país e formando o povo brasileiro.

Existem sites repletos de teorias a respeito de pinays, porém a psicologia é algo universal. O comportamento, as motivações e as reações humanas pouco diferem quando se referem a amor e dinheiro, por exemplo.
Então, a partir de suas experiências você será responsável por suas escolhas. Seus padrões, suas escolhas, sua sabedoria e decisões farão as coisas acontecerem. Se elas roubarem seu dinheiro é porque você deu a elas, e mais do que provavelmente, você queria algo em troca ...
Se sua experiência com pinays se resume a prostitutas de internet, você nunca se permitiu experimentar, conhecer diferentes perfis, conhecer a verdade sobre a mulher filipina. Não seria possível generalizar ou dizer que 75% das filipinas são mal intencionadas, pois há milhões de filipinas quem são trabalhadoras, sinceras, amorosas e confiáveis e muito mais.

Acreditando nas propagandas enganosas dos sites turísticos (amorosas, carinhosas, fiéis, a procura de maridos e bla bla bla) muitos acreditam que encontrarão o amor eterno junto a uma mulher asiática encontrando ao final grandes decepções. É claro que não seria possível conhecer o amor eterno em alguns meses de chat e um encontro por alguns dias em um resort. Sim, muitas delas são pobres, mas não estão à venda.
As mulheres asiáticas tem extrema ligação com sua família e amigos de infância e é impossível separá-los.

Você terá chance de encontrar o amor, mas para isso terá que ser paciente, esperto e cuidadoso.

Sua reputação junto a localidade, suas atitudes formarão seu conceito. Ser mal educado, mau pagador ou perdulário, rabugento principalmente com as crianças certamente destruirá sua reputação e você será escolhido como "o próximo alvo".

Tenha um objetivo definido. O que você quer? uma esposa? amigas para amizade e algo mais? uma namorada? conhecer bons gogobars e se divertir?
Escolha, porque depois será difícil reverter este quadro.
O elemento principal no encontro de seu objetivo é sua reputação, seu conceito junto a sua barangay.

Procurei traçar alguns perfis:

Mulheres da Vizinhança
Freelancers
Bargirls
Camgirls
KTV Girls


Ser mulher na asia e sobretudo nas filipinas equivale a uma profissão, afinal, a carência de empregos e oportunidades obriga estas moças a responsabilidade de sustento de todo um núcleo familiar. Irmãos, pais, tias, namorado e outros. Você enfrentará um know-how milenar, afinal, suas bisavós, avós, mães, irmãs, tias, primas, todas as mulheres da família e muitos dos homens, homossexuais (bakla), sustentam a família em relacionamentos com turistas. Então, nem por um momento pense que vai empatar ou vencer. Você será engolido, mais dia ou menos dia.
Um detalhe interessante é que "elas nunca sabem"...

As Filipinas já nascem atrizes, elas mentem com facilidade e de acordo com a sua própria filosofia, chamam suas mentiras de "pequenas mentiras". Mesmo as Pinays honestas e decentes não têm escrúpulos reais com a verdade e quando são descobertas não admitem, porque iriam "passar vergonha".

Porém existem sinais e estratégias que ajudam a evitar esses problemas caso você decida arriscar um relacionamento. Existem evasivas que podem afastar sangue sugas.

- Já na primeira ida a um shopping ela começa a escolher uma série de presentes e "meu celular está quebrado..." este é da minha irmã, etc., minha maquiagem está acabando, preciso de roupas novas para isso ou aquilo.
Resposta: Estou mesmo precisando de uma cama, relaxar e me divertir. Preciso de uma mulher quente ao meu lado hoje... depois te dou uma grana e você volta aqui sem pressa para escolher as coisas que você precisa... não quero ficar aqui caminhando atrás de você enquanto você faz suas compras...
Se ela fizer expressões de raiva ou vergonha, apenas se despeça dela e pergunte se ela precisa de dinheiro para o táxi. Se ela disser que sim, de a ela PHP200,00 e se despeça.

- Na terceira frase, ao primeiro encontro, ela diz: - Sr., eu preciso ajudar minha família.
Resposta: OK, vá. Vou ficar por aqui mais um pouco e depois vou encontrar uns amigos. tchau.

- Sr., preciso de dinheiro emprestado. tenho um grave problema a resolver.
Resposta: Obrigado.
Resposta: estou envergonhado. (asiáticas usam muito esta resposta)

- Nothing (nada). Pinays respondem assim quando estão com muita raiva. Passei a usar esta expressão também, é muito útil.

- Você liga e ela responde: - Estou ocupada. Esta é uma gíria para explicar que está dando atenção a outro homem. Não a procure mais! Encerre a relação na próxima vez que ela te procurar.


Aliás, ao menor sinal de menosprezo encerre a relação imediatamente, acredito que esta é a atitude correta em qualquer cultura.

Por ser uma sociedade de castas, a mulher filipina é preconceituosa. Ela pode sentir vergonha se você não for branco caucasiano, o que certamente traria a ela status.

Instale um KeyLogger em seu computador. Tenha cuidado, elas também conhecem KeyLoggers e podem hackear sua conta bancária. Crie restrições com senha em seu antivírus, coloque senha em seu perfil e crie um perfil para convidados. Lembre-se que elas estão todo o tempo com o celular na mão e podem filmar você digitar sua senha, e em slowmotion...

Conhecendo as senhas delas e os sites que ela frequenta e o que ela conversa e com quem ela conversa será mais fácil traçar o perfil, saber quem é.
Crie um fake no Facebook ( o site mais acessado das filipinas) com uma bela foto e faça com que ela te adicione como amigo, assim você poderá ver conteúdo bloqueado para você. Normalmente elas tem vários perfis... Será triste encontrar fotos dela se divertindo em um resort com o dinheiro que você deu para o enterro do tio que morreu em uma cidade distante.

As mulheres são a única riqueza destas famílias, sua única possibilidade de enriquecer através de um casamento com um otário, digo, um estrangeiro.

Considere o seguinte: assim como aqui no brasil, você sai com uma prostituta e depois quer conhecer a família dela, ficar amigo dos irmãos dela?

Existem literalmente milhões de mulheres desejáveis e de imediato acesso nas filipinas. Porque você iria se ligar a apenas uma cujo objetivo é te arrancar dinheiro?

Relacionamentos

Filipinos não toleram críticas. Ficam furiosos quando são criticados, aliás, asiáticos em geral. Os filipinos tem alguma razão nisso. Em média 9 tufões assolam as filipinas todos os anos. Existem 20 vulcões ativos, pequenos  tsunamis e terremotos são frequentes.

Filipinos não pensam no futuro e valorizam extremamente o hoje, o agora.

Conversando com um americano que mora aqui desde 1980 houvi uma história interessante. Ele criticava um pequeno produtor de arroz que apesar de ter uma vasta propriedade tinha apenas uma pequena área plantada. Que ele poderia plantar todo aquele campo e etc. O agricultor caminhou com ele até la, e ele pode constatar que na verdade estava sobre uma imensa rocha com apenas 1 ou 2 centímetros de terra...
As filipinas é um território vulcânico, formado por erupções vulcânicas. A terra é pobre, as cebolas e tomates e frutas são do tamanho de uma noz. A terra não tem nutrientes. O metal de fácil extração já foi retirado e o país é o maior importador de lixo do mundo, inclusive do brasil!. Os resíduos da lavagem dos navios de transporte de minério, material ferruginoso extremamente poluente e não degradável é despejado nas filipinas.

Portanto, não faça críticas ou discuta posições politicas. A unica riqueza deste povo é o turismo e serviços relacionados.

Os lixões são gigantescos e espalhados por toda a cidade.
Os cemitérios foram invadidos e as famílias moram em campas adaptadas.
  • Use sempre Po (senhor/senhora), porém, não use este pronome para com pessoas mais jovens que você, a menos que sejam autoridades.
  • Família é algo muito importante para um filipino. Cumprimente sempre os mais velhos em primeiro lugar. Seja amigável e respeitoso e use o pronome Po ao se dirigir a todos.
  • Seja estritamente respeitoso com policiais, mesmo que eles pareçam não entender Inglês, eles entendem palavrões, ser agressivo e insulta-los só vai piorar as coisas, se você quiser falar com um superior, procure na delegacia de polícia.
  • Tenha respeito por filipinos, seus costumes, sua maneira de pensar, a maneira de agir pode ser diferente para você, mas isso não te faz superior a eles.
  • Vista-se sempre informalmente, a menos que seja convidado a um casamento ou algo bastante formal. Esteja sempre limpo e asseado.
  • Use sempre calça comprida e uma boa camisa ao se dirigir a uma repartição publica.
  • Padala - Significa remessa de valores a vista. É muito comum e largamente usado nas filipinas. Praticamente existem dezenas de lojas como esta em cada quarteirão das cidades e são muito eficientes. Imediatamente ao depósito o recebedor retira o valor a vista em qualquer ponto do país.
  • Pawnshop - Equivalem as casas de penhor. São controladas normalmente por hindus e muito utilizadas.
  • karaokê - Mania nacional. Todos os filipinos adoram cantar. Estas máquinas estão em todos os bares do país, são alugadas para festas de casamento, aniversários, etc.
  • Celulares e mensagens SMS (txt) - Filipinos de todas as idades tem perfeito traquejo com celulares.
  • Roupa na praia e piscina - Banho de mar e piscina sempre de bermuda e camiseta. Nunca se apresente a ninguém sem camisa.
  • Banho Frio - Os apartamentos e residencias para alugar nas províncias e em vários pontos das metropolis não possuem sistema de aquecimento de água e nem descarga. 
  • Escassez de Geladeiras e Fornos - Quedas e oscilação de corrente danificam sistematicamente as geladeiras. É normal comprar gelo em lojas. Porem, cuidado, não é gelo filtrado. Você vai encontrar gelo filtrado em super mercados e no 7 11.
  • Não chegar cedo para uma reunião lhe dá uma boa reputação.
  • Ao perder a paciência, pense sempre varias vezes, concentre-se e sorria. Não embarasse seriamente um filipino, você nunca será perdoado e o retorno é inevitável.
  • Não se aborreça quando um filipino, ao primeiro contato, lhe fizer perguntas pessoais como: quanto você ganha? se é casado, quanto paga de aluguel, quanto tempo vai ficar nas filipinas, etc. Observe que se você fizer as mesmas perguntas a ele, ele não irá te responder e fará um esgar comum entre eles, levantando um lado dos lábios, como se estivesse com nojo.
  • Não seja agressivo, Lembre-se de usar o bom senso em todos os momentos. Tente manter a calma, se você se sentir estressado, faça uma pausa e sorria. Diga educadamente que não entendeu, ou apenas peça desculpas.
  • Não grite, não fale alto. Se você tiver uma reclamação, fale de uma forma tranquila, ninguém gosta de ser envergonhado em público.
  • Serviços não solicitados - Como em qualquer local de alta carência, serviços não solicitados são uma forma branda de scam. Por exemplo, você pode precisar de ajuda para um pequeno serviço doméstico como trocar uma lampada e precisar de uma escada. Você verá 4 filipinos chegarem com a escada e aguardarem pagamento generoso pelo serviço.
  • Apropriação - Tenha cuidado redobrado com visitantes. Escolha cuidadosamente seu circulo de relações o qual voce permitirá presença em sua casa. São como qualquer outro ladrão. Vão jurar sobre tudo que é mais sagrado que não roubaram mesmo quando capturados em vídeo. Quando não houver mais como negar, dirão que você realmente não precisa tanto daquilo quanto eles. Eles não tem escrúpulos ao tirar dinheiro de sua bolsa ou colocar seu telefone celular em seu próprio bolso ao menor descuido.  Eles estão predispostos a aproveitar uma oportunidade quando ela aparece. Esta atitude pode vir de uma empregada doméstica, jardineiro ou membro da família de sua esposa (sua família). Você pode chegar em casa e não encontrar um ventilador ou roupas ou qualquer um de seus bens, afinal de contas, você tem dinheiro para comprar outro. Este é o pensamento filipino quanto a propriedade alheia.
  • As Filipinas são conhecidas como o maior centro mundial de pedofilia, perdendo apenas para o Cambodja. Entenda: Este é um costume asiático, é algo reservado a eles apesar da legislação. Você verá homens casados com meninas de 12 anos. Claro que isto também está muito relacionado a miséria. Provavelmente aquele homem sustenta toda a família daquela criança. Você certamente será convidado por "amigos" a ir a uma boite ver mulheres dançarem, que são bastante jovens etc. Não seja crítico, apenas diga que naquele dia não está muito no clima de ir a uma boite ou dê uma desculpa qualquer. Este é um costume DELES! Se você for pego lá tenha certeza que sua vida será destruída. Eles dirão que nas Filipinas isso é normal e etc. Não acredite, provavelmente eles estão interessados em uma pequena parcela dos PHP500.000 que você terá que pagar para se livrar do problema, ou na sua bagagem se você for recolhido a um presídio sumariamente.
  • Rinhas de Galo - Outro convite a ser recusado. São permitidas por lei, porém, eles te pedirão uma pequena quantia para apostar em um galo campeão, o galo vai ganhar e eles vão te pressionar a emprestar mais e mais até a derrota do galo campeão e você perderá seu dinheiro e no dia seguinte estarão lá te chamando para recuperar a perda do dia anterior.
- Certa vez recebi a visita de uma moça que encontrei "casualmente" por algumas vezes em minhas caminhadas matinais na praia. Minhas malas estão sempre fechadas a cadeado e apenas meu laptop e celular ficam a vista. Estávamos conversando e assistindo televisão quando me ausentei por alguns minutos, fui ao banheiro, quando voltei minha mala havia mudado de lugar e ela havia aberto e provado todos os produtos que havia na cozinha. Ela ficou um pouco envergonhada (?) e explicou que nunca havia visto tantas coisas gostosas em uma cozinha. Me despedi dela imediatamente pois ela havia tentado abrir minha bagagem.
  • Eles se aproximarão de você com o objetivo de te fazer de "caixa eletrônico". Por exemplo: Você está em uma loja e uma mulher se aproxima de você. Conversa por alguns minutos e pede seu telefone. No dia seguinte ela te liga explicando que a conta de luz está atrasada e te pede ajuda. Homens também tem este tipo de comportamento.
  • Desorganização - filipinas é muito desorganizada. Os ônibus são velhos, as calçadas são cheias de barracas vendendo de tudo, mendigos e é difícil andar pela rua. Os mercados populares cheiram terrivelmente mal. Não existe coleta de lixo, as ruas são imundas e escuras gerando um odor bem desagradável às vezes
  • Certamente por seu estilo de vida, cidadãos filipinos são banidos em diversos países. Nem mesmo visto de turista lhes é permitido. Os OFW (out for work) são profissionais filiados a empresas locais que se responsabilizam por eles. Seus salários e condições de trabalho são bastante inferiores em relação inclusive a outros estrangeiros.
- Conheci muitas pessoas por aqui mas as diferenças são muito grandes e não é o meu estilo. Por mais que tenha feito alguns conhecidos eu não consigo conviver com eles, não consigo me sentir a vontade com aqueles constantes pedidos de dinheiro e sugestões onde todos esperam que você pague tudo.
Eu jamais conseguiria namorar uma filipina. Pois elas estão sempre envolvidas com outros homens, clientes e etc.

- Outro fato é que quando ando na rua por aqui, todo mundo fica me olhando. Eu detesto isso! Detesto ser notado! Não gosto de frequentar as áreas para estrangeiros lotadas de cabarés para europeus e norte-americanos, normalmente, turistas sexuais.

Mudando para as Filipinas

Então, malas prontas para as Filipinas?


Sua primeira preocupação está em O que fazer? e o que não fazer nas Filipinas.

A melhor e mais rápida rota é via Africa do Sul. As passagens são mais baratas, não é necessário pagar seguro por causa das escalas assim como não é necessário visto consular e seguro no caso do país da escala exigir, como USA ou França por exemplo.

Verifique se seu passaporte está atualizado, Para brasileiros é necessário passaporte com validade mínima de seis meses. O primeiro visto é gratuito por 59 dias. Quanto a renovação os preços variam bastante. sempre existe uma nova determinação do Bureau of Immigration Office - BIO. Outra questão e a Express Line Fee (fila expressa) cobrada aos estrangeiros. Não importa se existe uma fila única e você tem que aguardar por 4 horas para emissão do seu documento. Pague e não reclame.

Pornografia, drogas, alimentos, animais, plantas, sementes e armas de fogo são proibidos portanto, evite a menos que você queira entrar em conflito com a lei. Não tente nada ilegal nas Filipinas, a polícia é corrupta, mas não todos, especialmente quando se trata de tráfico ou posse de drogas.
Uma simples foto pornográfica pode te trazer uma enorme dor de cabeça e o inicio de uma série de scams. Portanto, não tente nada ilegal nas filipinas!

Vista-se sempre de maneira descontraída. Camiseta, jeans e tênis de médio preço. É melhor que pensem que você é um estrangeiro amigável do que um esnobe.

Ao viajar para as Filipinas, é altamente recomendável vacinação contra várias doenças endêmicas.
Hepatite A, Hepatite B, Tifo, Encefalite, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Raiva, Tétano, Malária (use repelente de mosquitos caso esteja em área rural, especialmente quando sair à noite ou no início da manhã, também é recomendável que você compre um mosquiteiro).

Pense em pesos - Peso Filipino (PHP) é a moeda nacional, o dinheiro nas Filipinas, então você vai ter que começar a pensar em termos de Pesos. Os salário médio nas filipinas é bastante baixo, portanto, não banque o rico, isso vai te custar muito dinheiro. Deixe claro para todos que você é brasileiro, e não norte-americano (kano) ou europeu. Seja comedido e humilde.

População aproximada de 103.000.000 em uma área equivalente ao estado do rio grande do sul.

Existem 175 dialetos nas filipinas o que comprova o sistema tribal da população.
O Inglês é "oficial" e as pessoas vão gostar de conversar com você em Inglês, todos os filipinos falam inglês. O Tagalog é a língua nacional e inclui muitos termos do inglês e do espanhol e até do português. Existem ainda outras línguas mais usadas dependendo da região. Bisaya / Cebuano quando você está em Cebu ou Bohol ou partes de Mindanao, ou Waray se você estiver em Samar, Ilocano e Pangasinan ao norte de Luzon, Pampango na região central de Luzon, Hiligaynon ou Ilonggo nas ilhas Negros.
Saber o básico ajuda você a se locomover, e torna-lo menos vulnerável a fraudes e a ação de ladrões e golpistas.

Não alugue via internet. O ideal é estar lá e visitar os locais algumas vezes antes de tomar qualquer decisão.

Você já percebeu que o assunto Conto do Vigário é recorrente sempre que se fala nas filipinas.
As filipinas são conhecidas ao redor do mundo como Scamland, em perfeita tradução para o português, terra do conto do vigário. Não é uma afirmação somente minha, basta pesquisar no Google "Philippines Scams" e voce irá encontrar literalmente centenas, sim, centenas de páginas específicas quanto ao tema assim como milhões, milhões de referencias.

Previna-se quando for deixar o país.

Não compre nada lá. Não tenha grandes valores em cash. São famosos os scams ao deixar o país.
Os funcionários ficarão ávidos em te tomar coisas que você tenha comprado lá, como roupas, tênis e etc, e poderão inventar algo contra você, como a simples posse de um canivete previsto em alguma Resolução Presidencial e te conduzir a uma sala afim de te extorquir um laptop ou celular ou cash, o preferencial. Muitos estrangeiros já com prática em viajar para cá trazem laptops baratos comprados de segunda mão e usam celulares dos mais baratos. Transfira o credito de seu cash card para uma conta corrente e formate seu computador. Destrua seu cartão de crédito já que você poderá solicitar outro facilmente ao retornar ao brasil e eles podem exigir que você compre algo para eles no duty free. Tudo será feito as claras, na frente de todos. Seja o mais humilde possível, não confronte em hipótese alguma os poderosos policiais da aduana.

Filipinas - História Política

Historia das Filipinas

Conhecer a história de uma país certamente esclarece bastante os hábitos e costumes de seu povo.

Os habitantes indígenas das Filipinas chegaram a partir do continente asiático em torno de 25.000 aC. Foram seguidos por ondas de colonos Indonésios e Maláios a partir de 3000 aC. Até o século 14, uma extensa linha comercial estava sendo conduzida com a Índia, Indonésia, China e Japão.

Fernão de Magalhães, navegador Português a serviço de Espanha, explorou as Filipinas em 1521. Vinte e um anos mais tarde, um grupo de exploração espanhol ocupou as ilhas por ordem do príncipe Philip, que mais tarde se tornaria Filipe II de Espanha. A Espanha manteve a posse das ilhas nos próximos 350 anos.

As Filipinas foram cedidos para os EUA em 1899, pelo Tratado de Paris após a Guerra Hispano-Americana. Enquanto isso, os filipinos, liderados por Emilio Aguinaldo, haviam declarado sua independência. Ocorreu então a guerra civil contra as tropas norte-americanas que persistiu até a captura de Aguinaldo, em 1901. Em 1902, a paz foi estabelecida, exceto entre os Mouros islâmicos ao sul da ilha de Mindanao.

O primeiro governador-geral foi William Howard Taft (1901-1904). A Lei Jones (1916) estabeleceu uma legislatura filipina composta de um Senado eletivo e Câmara dos Deputados. O Tydings-McDuffie Act (1934) estabeleceu um período de transição até 1946, ano em que as Filipinas se tornariam completamente independentes de acordo com a Constituição aprovada pelo povo das Filipinas em 1935. A Commonwealth das Filipinas surgiu com Manuel Quezon y Molina como presidente.

Em 8 de dezembro de 1941, as ilhas foram invadidas por tropas japonesas. Após a queda das forças do general Douglas MacArthur em Bataan e Corregidor, Quezon instituiu um governo no exílio, que dirigiu até sua morte em 1944. Foi sucedido pelo vice-presidente Sergio Osmeña. Forças dos EUA sob o comando de MacArthur reocuparam as Filipinas em 1944. Após a libertação de Manila em fevereiro de 1945, Osmeña restabeleceu o governo.


O congresso filipino reuniu-se em 09 de junho de 1945, pela primeira vez, enfrentando enormes problemas. A terra foi devastada pela guerra, a economia destruída, o país dilacerado pela guerra política e a violência da guerrilha. Osmeña foi derrotado por Manuel Roxas nas urnas em 1946.
Em março de 1947, as Filipinas e os Estados Unidos assinaram um pacto de assistência militar que consistia no arrendamento por 99 anos de bases navais e aéreas militares. A morte repentina do presidente Roxas em abril de 1948, elevou o vice-presidente, Elpidio Quirino, a presidência.

A enorme tarefa de reconstruir o país devastado pela guerra foi ainda mais dificultada pelas atividades no centro de Luzon da guerrilha comunista Hukbalahap (Huks), que recorreram ao terror e violência em seus esforços para alcançar a reforma agrária e ganhar poder político. Foram finalmente controlados em 1954 depois de um vigoroso ataque lançado pelo ministro da defesa nacional, Ramón Magsaysay. Magsaysay foi  eleito presidente do país em novembro de 1953 prometendo mudanças econômicas radicais. Sua morte em um acidente de avião em março de 1957, foi um duro golpe para o moral nacional. O vice-presidente Carlos P. García  foi eleito presidente nas eleições de novembro de 1957.

Nas relações exteriores, Filipinas manteve uma política anti-comunista firme e ingressou na Organização do Tratado do Sudeste Asiático em 1954. Houve dificuldades com os Estados Unidos sobre as instalações militares americanas nas ilhas, e apesar do reconhecimento formal (1956) da soberania filipina sobre essas bases, as tensões aumentaram até que algumas das bases foram desmontadas (1959) e o período de locação de 99 anos foi reduzido. Os Estados Unidos rejeitaram créditos financeiros e revisões comerciais propostos.

A oposição popular a García em questões de corrupção do governo e anti-americanismo levou, em junho de 1959, com a união dos partidos Liberal e Progressista, a eleição do vice-presidente Diosdado Macapagal, líder do partido Liberal, que sucedeu García como presidente nas eleições de 1961.
A administração de Macapagal foi marcada por esforços para combater a inflação, tentativas de alianças com os países vizinhos, e por uma disputa territorial com a Grã-Bretanha sobre Bornéu do Norte (mais tarde Sabah), que Macapagal alegou havia sido alugado e não vendido para a British North Borneo Company em 1878.

Ferdinand E. Marcos, que sucedeu à presidência depois de derrotar Macapagal nas eleições de 1965, herdou a disputa territorial sobre Sabah, e em 1968 aprovou um projeto de lei no Congresso anexando Sabah as Filipinas. A Malásia suspendeu relações diplomáticas (Sabah se juntou à Federação da Malásia em 1963), e o assunto foi submetido à Organização das Nações Unidas. As Filipinas se tornaram um dos países fundadores da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em 1967. A necessidade contínua de reforma agrária promoveu uma nova rebelião Huk no centro de Luzon, acompanhado por assassinatos e atos de terror, e em 1969, Marcos começou uma grande campanha militar para subjugá-los. A guerra civil contra os Mouros também ameaçou Mindanao. Em novembro de 1969 Marcos ganhou uma reeleição sem precedentes, derrotando facilmente Sergio Osmeña, Jr., mas a eleição foi marcada pela violência e acusações de fraude, e o segundo mandato de Marcos começou com o aumento da desordem civil.

Em janeiro de 1970, cerca de 2.000 manifestantes tentaram invadir Malacañang Palace, a residência presidencial, enquanto motins eclodiam contra a embaixada dos EUA. Quando o Papa Paulo VI visitou Manila, em novembro de 1970, sofreu um atentado. Em 1971, em um comício do partido Liberal, granadas de mão foram lançadas na plataforma dos oradores, e várias pessoas foram mortas. Presidente Marcos declarou lei marcial em setembro de 1972, alegando rebelião comunista. A Constituição de 1935 foi substituída (1973) por uma nova, reduzindo o poder presidencial. Em um plebiscito (julho de 1973) Marcos deu o direito de permanecer no cargo além da expiração (dezembro de 1973) de seu mandato. Enquanto isso, o combate em Mindanao havia se espalhado para o arquipélago de Sulu. Em 1973, cerca de 3.000 pessoas foram mortas e centenas de aldeias queimadas. Ao longo da década de 1970 a pobreza e a corrupção governamental aumentaram, e Imelda Marcos, a esposa de Ferdinand, tornou-se mais influente.

A lei marcial permaneceu em vigor até 1981, quando Marcos foi reeleito, em meio a acusações de fraude eleitoral. Em 21 de agosto de 1983, o líder da oposição Benigno Aquino foi assassinado no aeroporto de Manila, o que incitou uma nova e mais poderosa onda anti-Marcos. Após a eleição presidencial de fevereiro de 1986, tanto Marcos quanto seu adversário, Corazon Aquino (a viúva de Benigno), declararam-se vencedores, e acusações de fraude maciça e violência foram levantadas contra a facção Marcos. O apoio interno e internacional de Marcos erodiu, que fugiu do país em 25 de fevereiro de 1986, finalmente obtendo asilo nos Estados Unidos.

Martial Law

O governo de Aquino enfrentou tentativas de golpe, significativas dificuldades econômicas e pressão para livrar as Filipinas da presença militar dos EUA (as últimas bases americanas foram retiradas em 1992). Em 1990, em resposta às demandas dos Mouros, uma região muçulmana parcialmente autônoma foi criada no extremo sul. Em 1992, Aquino não quis concorrer à reeleição e foi sucedido por seu ex-chefe do Exército Fidel Ramos o qual imediatamente lançou um plano de revitalização econômica embasado em três políticas: regulamentação do governo, o aumento do investimento privado, e soluções políticas para as revoltas contínuas dentro do país. Seu programa político abriu diálogos com as guerrilhas marxistas e muçulmanas. No entanto, o descontentamento muçulmano com a regra parcial persistiu e agitação e violência continuaram durante toda a década de 1990. Em 1999, os rebeldes marxistas e separatistas muçulmanos formaram uma aliança para lutar contra o governo.

Vários desastres naturais, incluindo a erupção do Monte Pinatubo em 1991 e uma sucessão de tufões graves retardaram o progresso econômico do país. No entanto, as Filipinas escaparam de grande parte da turbulência econômica observada em outros países do Leste Asiático em 1997 e 1998, em parte, seguindo um ritmo mais lento de desenvolvimento imposto pelo Fundo Monetário Internacional. Marcelo Joseph Estrada, um ex-ator de cinema, foi eleito presidente em 1998, comprometendo-se a ajudar os pobres e desenvolver o sector agrícola do país. Em 1999, anunciou planos para alterar a Constituição, a fim de eliminar as disposições protecionistas e atrair mais investimento estrangeiro.

No final de 2000, a presidência de Estrada foi fustigada por acusações de corrupção. Apesar de seu apoio entre a maioria pobre, permaneceu forte, muitos líderes políticos, empresariais e a igreja pediram sua renuncia. Em novembro de 2000, Estrada foi cassado pela Câmara dos Deputados por acusações de corrupção, mas o Senado, controlado pelos aliados de Estrada, provocou uma crise (janeiro de 2001) quando rejeitou examinar registros bancários do presidente. Membros de seu gabinete renunciaram, o supremo tribunal retirou-o da Presidência e a Vice-Presidente Gloria Macapagal-Arroyo foi empossada como sucessora de Estrada.

Macapagal-Arroyo foi eleita presidente em maio de 2004, em votação marcada por violência e irregularidades, como a contagem de votos, concluída seis semanas após a eleição.

Source: The Columbia Encyclopedia, Sixth Edition.  2001-05.