quarta-feira, 24 de julho de 2013

Scams

Scam pode ser perfeitamente traduzido para o português como: Conto do Vigário.
 
Esta é, de longe, a situação mais provável de ocorrer com um estrangeiro na Ásia. Você terá que lidar com isso imediatamente ao sair do avião e ao deixar o país. Elas vêm nas mais diferentes formas: mentiras, conluios, tramoias, ciladas, fraudes, extorsões e ardis.
 
Enganar é parte da cultura asiática, mesmo entre eles.
 
Estabelecer confiança e então tirar proveito.
 
Exemplos:
  • Este é um golpe bastante comum nas Filipinas:
Você está em um bar, boate ou até mesmo em um dos maiores shoppings da cidade. Uma mulher bem vestida, atraente e aparentando bom nível cultural se apresenta e você a convida para um café, ou almoço ou um drink. Em dado momento ela te conta sobre como seu marido a abandonou e ela está muito triste e com problemas. Na sequência ela se mostra interessada por você e sabe de um hotel nas proximidades que é barato e discreto. Então você aceita, vai para este hotel e aluga um quarto por uma hora. As coisas estão começando a esquentar e o quarto é invadido por um homem furioso acompanhado de um policial e funcionários do hotel.
Acontece que esse cara furioso é o marido dela. Filipinos são excelentes atores. Você será chantageado. O adultério é um crime punível nas Filipinas, cerca de dois até seis anos em uma prisão filipina, se você estiver na casa deles.
Os acordos normalmente giram em torno de PHP50.000 (U$1.000).
Pague e deixe o país imediatamente, ou eles continuarão a te chantagear.
  • Outra variação é o golpe da menor idade:
A mulher vai com você para um hotel, afirma que tem 19 ou 20 anos. Apresenta documentos na recepção, e é admitida. O quarto é invadido pela policia. Você foi denunciado. Não adianta explicações. Ela tinha 16 ou 17 na verdade, todo o conluio está armado. A recepção afirmará que você se apresentou como parente dela, que ela ficaria lá e você iria embora etc., mas você permaneceu gerando desconfiança por parte da administração do hotel.
  • Outra variação do golpe da menor idade:
Sua amiga/namorada vem te visitar acompanhada de uma menor de idade/criança. Despache na porta e não permite que ela entre. Diversas variáveis podem ocorrer: você vai tomar banho para sair com elas, a criança invade o banheiro nua e entra no chuveiro. Sua amiga vem busca-la e uma discreta foto é tirada com o celular (as Filipinas estão sempre com o celular na mão), a criança está sempre sentada no seu colo e deita na cama junto com vocês enquanto assistem televisão.
Ela tem 14 ou 16 anos e começa a provar roupas, fotos discretas em que aparecem apenas você e ela são tiradas.
  • O Golpe da Certidão de Nascimento 

Você conhece uma mulher jovem, cerca de 20 ou 23 anos, e tem uma relação mais durável com ela, ou seja, tem vários encontros. Ela se mostra interessada em você, na sua vida... etc. Ela está te sondando para saber de suas posses. De repente ela começa a te ameaçar, explica  que os parentes dela querem te conhecer etc... e pronto. Ela te diz que na verdade tem 17 anos e alguns meses de idade e que você poderá ter problemas caso pense em encerrar a relação, etc... Ora, vocês saíram juntos, foram a nightclubs, motéis, cinema, viajaram juntos inclusive de avião, se hospedaram em Resorts e ela sempre apresentou documentação de check-in sem nenhum problema. É claro que ela não é menor de idade. É muito fácil conseguir duplo registro nas Filipinas. Em um atendimento de alguns minutos em um balcão é possível alterar oficialmente sobrenome, filiação, e até idade. Muitas mulheres Filipinas possuem dupla identidade, em alguns casos até mais. Pesquise no Google sobre o assunto. É muito fácil também conseguir todo tipo de documentação inteiramente falsa.

  • Outro golpe comum é o Golpe da Barriga.
Dispensa explicações, pois também ocorre aqui em suas mais diversas variações.
  • O golpe do estupro
Você leva uma mulher para um hotel ou para sua casa, não importa se ela é uma free-lancer ou uma profissional que você conheceu em um bar. Tudo acontece normalmente e ela vai embora. Alguns minutos ela retorna acompanhada e afirma que não foi consentido. Que foi um estupro.
Sexo anal é crime nas Filipinas e é um recurso muito usado pelas mulheres para alegar estupro.
  • O esquema Pajem:
É realmente uma questão cultural legítima aqui nas Filipinas, faz parte da Corte, do namoro, independente da idade da mulher. Meninas "boas", mais conservadoras,  só sairão com você se você aceitar a presença de algum familiar, um acompanhante. É perfeitamente comum para elas trazer uma irmã, tia, irmão ou amiga em seus primeiros encontros. Em seguida possivelmente virá toda a família.
A realidade é que ela é ou tem um namorado ou marido que é seu cúmplice na enganação de estrangeiros.
 
Ela apresenta o namorado ou marido como seu irmão ou primo e insiste em que, porque ela é uma 'boa menina', ele terá que acompanha-los em seus passeios. Isto pode ficar muito bom para o namorado / marido quando ele começa a desfrutar de bons restaurantes, filmes, passeios pelas ilhas, mergulho, etc. como acompanhante. Ela vai dormir em um quarto com ele e você, sozinho.
  • Este aconteceu comigo:
Como sou bem informado, consegui escapar deste golpe bastante comum na Tailândia.
O metro está lotado e você está em um canto. Uma mulher então começa a se aproximar de você e o espaço vai diminuindo e ela vai aos poucos colando todo o corpo em você, seja de frente ou de costas. Um homem que está próximo começa a falar bastante alto como que chamando a atenção de todos no vagão, ao mesmo tempo olha para sua parte íntima como que verificando se você está tendo uma ereção. Outros homens que estão próximos começam a ter a mesma atitude.
Na Tailândia ter uma ereção com uma mulher casada é considerado adultério, são diferenças culturais difíceis para a nossa compreensão, porem é a realidade deles.
Como já sabia onde poderia chegar a situação, desci na próxima estação e pude ainda observar a expressão frustrada do conluio que se formara ao meu redor.
Esta mesma mulher por duas vezes tentou se aproximar de mim no comercio perto do apartamento que eu estava, o que me obrigou a mudar de cidade. Passei uns dias em uma província, pois pela aparência dos homens que a acompanhavam no metro, era gente bastante perigosa e sua frustração poderia conduzir alguma ação violenta.
  • Gang do Ativam / A Família Decente
Eles procuram contatar turistas em locais de maior nível cultural. Museus, shoppings, hotéis caros, etc.
 
Normalmente você é abordado por uma criança, uma bela menina falando em inglês. É normal as crianças falarem com os turistas. Eu evito ao máximo este contato. Normalmente respondo sorrindo, olho em volta procurando os responsáveis pela criança, sorrio para eles e continuo sem olhar para traz.
 
Eles se comportam bem e rapidamente procuram estabelecer confiança. Agem como excelentes anfitriões e imediatamente surgem convites para visitar algum ponto turístico, ou uma reunião na casa de amigos ou na própria casa deles. Ok, após tanta educação e insistência e a atenção das mulheres você decide aceitar algum convite. Pronto! Você será drogado e abandonado em algum lugar. O Ativam é um fortíssimo hipnótico e eles te farão contar todas as suas senhas, contas bancárias, cartões e poderão inclusive visitar seu apartamento e roubar algo de valor que você tenha lá, com o conluio dos funcionários do hotel.
  • Trocando Dinheiro
O doleiro conta as notas dobradas. Algumas são contadas duas vezes.
Desdobre as notas e conte cada nota separadamente sem sair do caixa.
Nunca troque altas somas. Você pode receber dinheiro falso.
Nunca aceite indicações ou ajuda. Faça isso sempre sozinho.
  • Outros golpes bastante comuns são, por exemplo:
- Você compra uma scooter e estaciona em algum lugar. Ao retornar um policial está ao lado da moto, espera você dar a partida e afirma que sua moto está soltando muita fumaça e você deve pagar uma multa por isso. Você acelera a moto e mostra ao policial que sua moto está normal, recém vistoriada e dentro dos padrões. O policial então começa a acelerar a moto ao máximo, esganiçando o motor e então solta bastante fumaça. Ele vai fazer isso até bater a maquina e você não poderá fazer nada. É melhor dar a ele PHP500,00 ou PHP1,000 e ir embora.
 
- Falsos policiais - Você é acusado de um crime que não cometeu e é exigido suborno. Não procure delegacias ou autoridades internacionais. Isso pode te custar a vida.
 
- Motoristas de Taxi
 
- Compre um GPS - Não peça informações a ninguém, você pode ser conduzido a uma cilada. Não use atalhos. Em Manila, a principal avenida se chama EDSA. Sempre exija que o taxista siga a linha do trem ou você poderá cruzar uma favela, o que para ele é normal, porém para você é perigosíssimo.
Não aceite recomendações de taxistas quanto a restaurantes, bares, mulheres, etc. Tenha seu roteiro previamente verificado pela internet, por exemplo, e se mantenha nele.
Ao entrar no taxi observe o numero de registro no display colocado no teto do carro, simule uma ligação avisando a seu amigo que estará chegando logo em taxi cor x (existem brancos, amarelos e azuis) cujo número é xxxx. Isso vai desencorajar o taxista a fazer algo contra você.
Sempre use o cinto de segurança. Se o taxi for parado você e o motorista serão multados e você terá que pagar a multa do motorista.
 
- Joias Falsas
 
Eles podem te levar a uma loja especialista em imitações. Este golpe é mais comum no sul onde existe uma perigosa máfia de venda de ouro. Barras ocas, etc. O maior problema é que se você se recusar a ser enganado, eles decidem tomar à força.
 
- Golpe da Foto
 
Mulheres se apresentam em pontos turísticos no momento  em que você se prepara para tirar uma foto. Elas cobrarão pela foto.
Um grupo se apresenta para ser fotografado, tiram fotos com você usando suas próprias câmeras até que no momento que você entrega sua câmera a alguém do grupo, sua câmera desaparece.
 
- Compras não solicitadas
 
Alguém se aproxima e te entrega uma mercadoria, como um CD por exemplo, você recusa mas o CD está nas suas mãos, você comprou mas se recusa a pagar. Seus cúmplices estão por perto e uma confusão pode se formar.
  • Não recomendo frequentar Go Go Bars, bordéis, e áreas específicas de prostituição.
São locais perigosos.

  • Camgirls / Sites de Relacionamento
 
Nunca envie dinheiro para alguém que você conheceu online.

Lembre-se! Sem dinheiro envolvido não há conto do vigário.
 
Existem centenas de variáveis nesta modalidade de conto do vigário.
 
- Ela te pede para enviar dinheiro para que ela possa comprar uma webcam para um bate-papo de vídeo online com você. A vítima envia o dinheiro para comprar uma webcam, ela nunca mais responde a suas mensagens. Melhor assim.
 
- Após alguns encontros virtuais ela pede dinheiro para alugar uma sala privativa em um cybercafé para encontrar com você, ela nunca mais responde a suas mensagens. Melhor assim.
 
- Ela encontra com você na sala privada do cybercafé. Você faz um cam to cam e ela filma tudo. Ao final ela afirma que é menor de idade e você acaba de cometer pedofilia virtual. Ela prova que gravou tudo e você passa a sofrer extorsão para não ser denunciado.
 
- Ela te envia um link para um site de bate-papo adulto afirmando que o serviço é gratuito e um cartão de crédito é necessário para verificação de idade. Várias semanas depois sua fatura de cartão de crédito esta repleta de cobranças de serviços de chat para adultos.
 
- Mensalidades Escolares - A escola publica nas Filipinas custa PHP500,00 por semestre e universidades por volta de PHP15,000 por semestre.
 
- Laptops/Tablets/Celulares - Serão vendidos na caixa lacrada nas casas de penhor. Afinal, não custou o dinheiro delas.
 
- Comida, aluguel, despesas - Neste esquema ela te pede para enviar dinheiro para comida, aluguel, acesso à Internet ou outras despesas. Tipicamente, isto será seguido por um pedido de uma outra pequena quantidade de dinheiro logo após o envio do valor inicial.
 
- Despesas de viagem e visto - Ela quer visita-lo, mas não tem dinheiro suficiente para pagar passagem aérea e despesas de viagem. Ela, então, sugere que você empreste dinheiro para compra da passagem. Em seguida ela vai dizer precisar de dinheiro adicional para passaporte, taxas de visto, transporte até o aeroporto e despesas diversas. Ela também vai explicar que precisa ter uma certa quantia de dinheiro em sua conta bancária para provar para o oficial da imigração que têm fundos suficientes para permanência. Algumas chegarão a mostrar cópias falsas de passagens aéreas, vistos ou outros documentos para fazer os planos de viagem parecerem autênticos. A vítima espera no aeroporto pacientemente com um buquê de flores para o amor de sua vida. Somente quando todos os passageiros já desembarcaram ele percebe que foi enganado.
 
- Urgência Médica - Um familiar sofre um trágico acidente ou emergência médica e vai morrer ou sofrer graves consequências, a menos que você envie dinheiro para as despesas médicas. Cenários típicos incluem os acidentes de trânsito, hemorragias cerebrais, ataques cardíacos, operações renais etc. Esse golpe joga com as emoções da vítima e pode ser difícil de resistir. Em conluio com médicos e enfermeiras ela pode inclusive te enviar fotos da mãe internada, ou dela mesma em um leito de hospital.